Tags

, ,

Faz algum tempo que estou pensando na interrogação acima. Afinal, o campeonato brasileiro da forma como é disputado atualmente representa o Brasil?

Na atualidade disputam a competição 20 clubes, sendo 02 do RS, 02 de SC, 02 do PR, 04 de SP, 04 do RJ, 03 de MG, o1 de GO, 01 da BA e 01 do CE. Ou seja, somente 09 Estados da Federação possuem clubes disputando a primeira divisão do futebol brasileiro.

Porém, os nove Estados juntos possuem aproximadamente 133 milhões de habitantes, algo em torno de 68% da população brasileira. Contudo, territorialmente falando, mais da metade do território brasileiro não possui um clube na elite do futebol brasileiro.

Assim é possível destacar que o Brasil tem 8.547.403 kmde área territorial, com um pouco mais de 190 milhões de habitantes e com 20 clubes na série A do futebol brasileiro.

Se pegarmos a Inglaterra para fazermos um comparativo veremos que ela possui 244.000 kmcom um pouco mais de 60 milhões de habitantes e o mesmo número de clubes disputando a Premier League.

Sob este aspecto é que questiono o número de clubes que disputam a primeira divisão do futebol brasileiro, cujo torneio ocupa hoje 38 datas do calendário do futebol nacional.

Você tem alguma opinião preliminar ou definitiva sobre este assunto?

Na continuação deste post pretenderei discutir sobre a fórmula de disputa do campeonato brasileiro e os números de participantes; A existência, ou não, dos campeonatos Estaduais; O número de clubes que disputam a Copa do Brasil; e a adequação do campeonato brasileiro ao calendário europeu.

Anúncios