Tags

, , , , , , , , , ,

Dever cívico cumprido. E agora?

Ficar no seu canto, cuidar do que é seu, reclamar do prefeito e dos vereadores eleitos e esperar 2014 para, por obrigação ou por civismo, eleger governador, senadores, deputados e presidente, certo?

Bem, para você pode estar certo. Mas eu penso estar errado. Muito errado.

Costumo dizer que no Brasil “engatinhamos” em termos de democracia. Mas não pode-se reclamar da legislação. Pois as leis brasileiras disponibilizam diversas formas de participação democrática.

Afinal, todo município tem, ou deveria ter, Conselhos Municipais: de Assistência, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde, de Educação, do Idoso; e outros mais.

Nestes conselhos se discute, ou pelo menos se deveria discutir, as políticas públicas para a sua cidade. E o prefeito eleito tem que fazer as políticas de acordo com as decisões destes Conselhos, que são compostos por representantes da sociedade civil e do poder público. Mas qualquer cidadão pode participar das reuniões e com direito a se manifestar.

Em Florianópolis, para citar alguns exemplos existem o Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal do Idoso, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade racial, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, o Conselho Municipal de Saneamento Básico e o Conselho Municipal de Transportes, entre outros.

O que nos impede de conhecer e participar destes conselhos e fóruns? É tão difícil dedicar algumas horas por mês para se envolver nos problemas e nas soluções de nossas cidades?

Estou disposto, com ajuda de algumas pessoas, a organizar um grupo/movimento para acompanhar as discussões dos conselhos e fóruns dos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. Conto com seu auxílio e participação.

Vamos participar da construção de uma cidade/região melhor para se viver? Conto com você!

Anúncios